A NÃO SUBSTITUIÇÃO causa falta de lubrificação danificando todo conjunto interno do motor.
A lubrificação deficiente pode causar desde danos mais simples – como redução de desempenho e aumento do consumo de combustível – até o temido diagnóstico de “motor fundido”, que pode representar até metade do valor do automóvel na hora de conserto. A troca é aconselhada entre 10.000 km e 15.000 km (ou um ano). Esse prazo pode cair para 5.000 km e 7.000 km (ou seis meses) quando o carro é submetido a condições adversas, como no trânsito caótico das grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas.
Filtro vencido vai deixar partículas no motor que vão danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, podem fundir o motor.
Elimina impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. Prazo de troca – Até 10 anos atrás falava-se que o filtro de óleo poderia ser substituído a cada duas ou três trocas de óleo. Muitas montadoras aconselham a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10.000 km e 15.000 km.
O filtro vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores. Isso pode provocar falhas e afetar o rendimento do motor.
É responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujeira no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. Prazo de troca – Em média é recomendado pelas montadoras entre 10.000 km e 15.000 km.
O excesso de sujeira faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar, elevando o consumo de combustível e permitindo a entrada de impurezas que atingem o motor.
Tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Prazo de troca – Cerca de 10 mil quilômetros, em média. Os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar.